paris je t'aime














 Amo Paris e amo aquele país! Foram apenas quatro anos. Os primeiros da minha vida. E fiquei ligada. Ligam-me os bistrots. O copo de vinho tinto e a esplanada. O prazer de passear e sentir o frio na cara. As parisienses. Aquele estilo chic e moderno que soa tão natural. Ligam-me os cartazes de Montmartre. O Yann Tiersen e a Carla Bruni. O bonjour sempre que entramos numa loja. As cores da pastelaria. O idioma. A Audrey Tautou e a Juliette Binoche. Liga-me o cliché. Aquele romantismo que a cidade vende e que eu tanto gosto. Ligam-me as pessoas que lá estão e que vão ficar. Ligam-me as pessoas que já voltaram.  


Despedi-me de lá com quatro anos. Num mês de agosto. Não de Paris, mas dos chamados subúrbios. Desses anos recordo-me de morar num prédio muito alto. De sair da porta do prédio com a minha irmã. Ela tinha 11 anos e já fazia o papel de mãe. Lembro-me de me levar até à creche. Lembro-me que era mesmo ali ao lado. E vejo a creche. Vejo o pátio. Vejo a entrada feita em ponto pequenino com mini-casacos pendurados à minha altura. E cada casaco tinha um par de luvas. Luvas sem dedos ligadas por um fio que passava atrás do pescoço. Lembro-me de um desenho animado que me fez chorar. Lembro-me de um natal e da prenda que recebi dos meus padrinhos. Eu e a Sandrina. Um carrinho de bebé daqueles que hoje chamamos antigos. Tudo o resto são as fotografias que me trazem as lembranças. As brincadeiras com o RV e o Mickael. Os bolos de aniversário do meu tamanho. Eu e o RV sempre vestidos de igual. De mão dada e em pose para a fotografia. Depois foram os regressos que atearam a paixão. Foram as pessoas que me guiaram por lá. Aquelas que me permitiram viver Paris. E viver outras cidades. Amo Paris e amo aquele país. Não me importava de ir até lá e ficar. Um mês ou um ano. Sentir-me parisiense. Usufruir de tudo o que me liga. Aproveitar as pessoas que lá estão. E trazer ainda mais ligações para esta Lisboa que também amo. Afinal tenho dois amores. E ainda bem que os tenho. Convivem na perfeição. Um dia escreverei sobre Lisboa. Hoje foi sobre Paris. Apeteceu-me viajar até lá. Também me apetece usufruir de Lisboa. Mas sei que amanhã vou passar a ponte e chegar lá.   

Comentários

Mensagens populares