Alice [ainda] no país das maravilhas






















A Alice ainda vive no país das maravilhas. AINDA. A história começou há instantes. A Alice ainda está protegida. Há-de vir atrás do coelho branco que já mora cá em casa. Está para breve o momento em que caíra noutro mundo. Desconhecido. Estranho. Ela terá medo. Vai sentir-se ainda mais pequena. Mas vai lidar com esse desconhecido. Vai aprender a viver neste país. E vamos torná-lo uma maravilha! Até lá, o AINDA é também a minha fantasia. Porque a vejo mas sem nitidez e sem verdade. Porque a sinto sem saber o que me quer dizer. Por isso, também AINDA estou no país das maravilhas. Também eu fantasio uma personagem que talvez não seja. Penso nos oito meses e desenho-a. Desenho-a serena e fácil de lidar. Não me deu enjoos. Não me deu sono. Deixou-me ser igual a mim própria. Acho que não complica. Também não me parece gulosa. A Alice não reage aos alimentos. Mas reage à temperatura. Parece-me que vai gostar de calor. E de amor. Desde de cedo que o pai a sente. E tão simplesmente! Com o toque de uma mão cheia de tudo. E a Alice reage. Responde. Devagarinho. Já sei que tem cabelo. Espetado. Já sei que está sempre a soluçar. E desconfio que será arrumadinha, ou ginasta como a prima. Não deve ser fácil sobreviver nesta minha assoalhada com tão poucos metros quadrados. Ela bem tenta esticá-la. Sinto que me alonga até não poder mais. Depois, não sei se gostará de contrastar, ou se apenas vai contrariar o sossego. Acho que a minha hora de adormecer coincide com a hora do chá com o chapeleiro louco. Ou talvez seja a hora de brincar. E nesta minha fantasia, a Alice é valente. Quando pensámos que não resistia ao país das maravilhas... aguentou-se! Quanto pensámos na possibilidade de forçar a viagem ao mundo desconhecido... decidiu ficar! Crescer. Talvez seja racional e corajosa, como na Disney. Deve saber que quanto mais preparada estiver, menor será a queda nesta "toca" muito mais ampla e com muito mais vida. Ou talvez ainda não tenha acordado e continue a sonhar. Eu continuo a embalar esse sonho. Ou a decisão dela em ficar. Estou à espera. E enquanto espero entrego-me à fantasia. Sem limites. Porque AINDA que os meus desenhos de personalidade sejam palpites, sei que algo não mudará. A Alice será sempre uma maravilha. Não é assim, pais? 

Comentários

Mensagens populares